E o nosso WR2?

No dia 04/06/2024, saiu a notícia de mais um multimilionário da NFL: Justin Jefferson, wide receiver dos Vikings, é o jogador mais bem pago da NFL (sem contar quarterbacks), assinando um contrato de 140M por 4 anos, sendo 110M garantidos, com uma média de 35M anuais. E como isso influencia não só o mercado de WRs, mas diretamente os Steelers?

A assinatura de Jefferson “resetou” o mercado de wide receivers da liga. Alguns nomes na fila de renovação tendem a querer um aumento proporcionado pelo gigantesco contrato do jogador dos Vikings. E nos Steelers há uma grande comoção de que precisamos desesperadamente de um WR2. Dentre alguns nomes, um fortemente especulado foi Brandin Aiyuk, dos 49ers, sendo ele mais um nessa fila de renovação de contrato.

De acordo com o especialista em projeção contratual da NFL, Daniel Salib, o contrato a ser assinado por Aiyuk seria de 4 anos, 116M, com média de 29M por ano. E sabem quanto os Steelers têm disponível no cap deste ano? 15.08M contra 31.92M dos 49ers (fonte: Spotrac). Ou seja, o atual time de Aiyuk tem mais condições hoje de absorver um novo contrato do que o próprio Steelers. Obviamente, o jogador está insatisfeito com a falta de avanço na renovação, tanto que não participará do minicamp obrigatório, tendo que pagar multa por isso.

Mas a pergunta é: e o nosso WR2?

Na verdade, a pergunta mais apropriada seria: precisamos de um WR2? Os ataques de Arthur Smith têm utilização majoritária de um único WR e uma grande utilização dos Tight Ends. Os Steelers têm hoje no elenco de 90 jogadores nada menos que CINCO TEs: Pat Freiermuth, Darnell Washington, Connor Heyward, Rodney Williams e as recentes adições MyCole Pruitt e Izaiah Gathings – este último já dispensado, senão seriam 6. A verdade é que o corpo de WRs hoje conta com 12 jogadores, mas muitos deles têm condições de serem um WR2 no ataque de Arthur Smith.

Em 2023, Arthur Smith utilizou 3 WRs em apenas 17% das chamadas (menor entre todos os times da liga). Tirando 2020 em Tennessee, desde 2019, seja como OC ou HC, nos ataques de Smith o WR3 teve menos da metade dos snaps do WR2 do time, enquanto o WR2 teve basicamente a metade dos targets do WR1 (fonte: Steelers Depot). No ano passado, o ataque dos Falcons de Smith teve 41,8% das chamadas com 2 TEs em campo (12 personnel) – 1º da liga – e 20,7% com 2 RBs em campo (21 personnel) – 4º da liga (fonte: fansfirstsports). Logo, a tendência é uma pequena utilização do WR2 e muito maior dos TEs.

Financeiramente, o que isso impacta?

Sabe qual é o salário do melhor recebedor do melhor QB da liga, respectivamente Travis Kelce e Mahomes? 17.125M. Mark Andrews, melhor recebedor do Lamar Jackson, ganha 14M anuais. George Kittle ganha 13,4M anuais. E o nosso ex-WR, Diontae Johnson, tinha uma média anual de 18M. Isso mostra que os Tight Ends são muito mais baratos que os WRs! E Pat Freiermuth, principalmente, tem qualidades para ser um excelente recebedor, muito mais barato que a maioria dos WR2 da liga.

Vale a pena pagar quase 30M anuais no Aiyuk, além de picks no draft? Para muitos times da NFL, sim. Mas talvez, para o esquema a ser implementado nos Steelers, não. Principalmente porque o talento anual de WRs vindo do college está cada vez melhor! Em 2021, a classe teve Jamar Chase, DeVonta Smith, Jaylen Waddle, Elijah Moore, Nico Collins, Amon-Ra St. Brown, que se destacaram. Em 2022, foram mais nomes: Garrett Wilson, Drake London, Chris Olave, Jahan Dotson, George Pickens, Christian Watson, Romeo Doubs… E os calouros do ano passado: Smith-Njigba, Jordan Addison, Jalin Hyatt, Zay Flowers, Josh Downs, Nathaniel Dell, Rashee Rice, Xavier Hutchinson…

Talvez os Steelers confiem demais no seu departamento de olheiros para a posição de WR. Talvez Roman Wilson possa virar esse WR2 que procuramos, ou até Calvin Austin III. Mas possivelmente os Steelers entendem que pagar mais por Brandon Aiyuk do que TJ Watt ganha atualmente não seja a melhor solução a longo prazo. Até porque, esperamos que tenhamos que pagar por um QB de maior qualidade do que Pickett, Trubisky, Rudolph, Duck Hodges e outros do mesmo nível.

.
Autor: Thiago Fernandes / @thigfernandes

Posts relacionados