O primeiro jogo da pré-temporada já está no passado. A derrota em casa para os Houston Texans por 20 a 12, se vista apenas pelo resultado, deixa um sabor agridoce na boca do torcedor. Mas, como não “vale 3 pontos”, é melhor nos atentarmos ao que foi positivo e também ao que não deve se repetir.
Primeiras Impressões
Se considerarmos a quantidade de snaps, Van Jefferson tende a ser – salvo alguma troca inesperada com os Steelers – o WR2 da equipe. Ele teve 15 snaps, assim como Pickens, com 4 recepções para mais de 40 jardas, que poderia ter sido mais, se Tomlin tivesse desafiado uma linda recepção do jogador. Apesar das especulações continuarem pairando sobre os Steelers – Aiyuk e, mais recentemente, o retorno de Juju Smith-Schuster – co o papel que Jefferson vem desempenhando dentro do plano de jogo de Arthur Smith tem sido um grande diferencial para sua inserção no elenco. O jogador tem surpreendido e até recebido a alcunha de “bom jogador” nessas primeiras semanas.
Os tight ends bloqueadores também se destacaram no ataque, principalmente Darnell Washington e o recém-contratado MyCole Pruitt, ambos se saindo muito bem no jogo corrido. Um detalhe: Freiermuth não esteve em campo em nenhum snap numa formação com 2 TEs, algo que deve mudar nas próximas semanas (ele teve apenas 12 snaps dos 59 snaps do ataque na partida).
O jogo corrido trouxe conceitos interessantes, mas obviamente nenhum técnico (e assistentes) mostrará seu playbook. No entanto, algo chamou bastante a atenção: a utilização de Jack Colledo, fullback que veio este ano, liderando muitos bloqueios. Diferentemente de Connor Heyward, também listado como FB, Colledo tem como ponto forte o bloqueio, e não consigo ver Heyward desempenhando essa função. Pruitt (TE) é outro jogador com experiência como FB na liga. Colledo, por ser uma surpresa no roster final, deve participar também dos Special Teams, algo que não tem feito muito.
Caso nenhum dos OLBs se mostre um novo Derrek Tuszka – grande vencedor do troféu de “melhor Edge dos Steelers” em todas as pré-temporadas que jogou conosco – parece que teremos rotatividade na posição de edge, além de Watt e Highsmith. A aposentadoria (precoce) de Markus Golden abriu uma necessidade de OLB4 na equipe. Tanto Jeremiah Moon quanto DeMarvin Leal brilharam nesse jogo de pré-temporada. O segundo, inclusive, parece querer deixar de ser um twinner (jogar em mais de uma posição) para se concentrar na posição de OLB. Ambos atormentaram o calouro OT Blake Fisher, pick de 2ª rodada dos Texans (e muito especulado pelos Steelers no período pré-draft), que tomou um vareio de ambos.
Muitos dos acontecimentos desse jogo foram cobertos no nosso podcast #37 – que você encontra neste mesmo site! Mas a verdade é que, se olharmos o resultado final, podemos ter a impressão de que fomos amassados. Talvez seja verdade. Mas outra verdade é que cometemos vários “tiros no pé” nesse jogo e acabamos enterrando nossa possível vitória. Os Texans tiveram uma média de 4,2 jardas por jogada, enquanto os Steelers obtiveram 6,1 jardas por jogada. Não só isso: em jardas por drive (jogadas contínuas do ataque), os Texans tiveram 21,3 jardas, enquanto os Steelers obtiveram uma média de 34,8 jardas em cada drive! Isso é basicamente 1,5 descida a mais que o adversário. Se você gosta de números, aí está algo bem positivo do ataque do time.
Assistindo ao jogo uma segunda vez, é possível ver mais aspectos positivos do que negativos. Certamente o torcedor deseja sempre os “3 pontos”, mas jogos de pré-temporada servem para sanar as dúvidas que a comissão técnica tem, tanto sobre a função dos jogadores quanto sobre a inclusão deles no roster final. Temos a certeza, por exemplo, de que Quez Watkins não será retornador de punts, que Zach Frazier está muito mais perto de ganhar a titularidade como center do que imaginávamos, e que o calouro Ryan Watts tem se saído muito melhor do que esperávamos na transição de CB para safety… Em jogos de pré-temporada, enquanto você, torcedor, quer saborear a vitória, a comissão técnica busca confirmações. Afinal, só temos duas semanas para tirar todas as dúvidas antes que as provas de verdade (temporada regular) comecem.
Autor: Thiago Fernandes / @thigfernandes