Os jogadores dos Steelers se apresentaram dia 25/07, sem nenhuma ausência e nenhum drama. As maiores expectativas pairavam sobre Cam Heyward e Najee Harris. O primeiro ainda está negociando seu contrato e esperava-se que o jogador fizesse um hold-out – não se apresentasse para o training camp – ou um hold-in – se apresentasse, mas não participaria das atividades com o time. Entretanto, o jogador tem participado normalmente das atividades com o grupo. Enquanto isso, Najee Harris falou pela primeira vez sobre a não ativação da opção de 5º ano de seu contrato – assunto já debatido em demasia até no nosso podcast, principalmente no episódio #19 e mais recentemente no episódio #34. A única ausência, no campo, foi a participação limitada do nosso QB titular (ou será que não?), Russell Wilson, que está tratando uma leve lesão na panturrilha.
Mas algumas coisas chamam a atenção até então…
1º – Justin Fields: na ausência do Russ, Fields tem dado passos importantes na direção certa. Seus passes em profundidade e sua mobilidade para criar jogadas com as pernas chamaram, e muito, a atenção daqueles que acompanharam os treinamentos. Também é evidente o bom relacionamento criado especialmente com George Pickens. No dia 01/08, o time treinou situações de jogo de 2 minutos e Fields basicamente “andou” o campo todo utilizando Pickens como principal alvo, terminando o drill com um touchdown do mesmo.
Um fato curioso: Fields levou um tackle do ILB Elandon Roberts e prontamente foi defendido pelos calouros Mason McCormick (G) e Troy Fautanu (OT). A reação de espanto do Fields ao perceber que seus companheiros de OL o defenderam reafirma que possivelmente ele não tinha essa segurança nos tempos de Chicago.
2º – WR2: A briga continua acirrada, mas infelizmente um wide receiver vai ficar para trás nessa disputa. O calouro de 3ª rodada, Roman Wilson, sofreu uma lesão no tornozelo. Lesão essa que será avaliada semanalmente, mas com certeza influencia no processo de adaptação do calouro. Sem Wilson, Van Jefferson e Calvin Austin III são os jogadores que mais se destacam na disputa pelo posto de WR2. Caso não venha ninguém nas próximas semanas, nosso WR2 não deve ter um único rosto, mas sim a utilização de alguns jogadores em pacotes específicos.
3º – A utilização dos TEs: Freiermuth possivelmente é o maior beneficiário do novo ataque dos Steelers. Tal qual o TE Kyle Pitts dos Falcons foi o 2º maior recebedor nos tempos de Arthur Smith em Atlanta, Freiermuth tem tido uma utilização bem mais complexa, sendo alinhado em basicamente todas as posições do ataque. Ótimo sinal para o time, que foca no melhor 2º TE draftado da classe de 2021, somente atrás do já citado Pitts, mas também para o jogador, que deve ser um dos principais focos do ataque no seu último ano de contrato.
4º – Secundária: As maiores surpresas do camp até então se encontram na nossa secundária: Donte Jackson (CB), DeShon Elliot (SS) e Beanie Bishop (Slot). Donte Jackson tem sido a maior surpresa de todas. Alinhado muitas vezes contra Pickens, tem ganhado diversos duelos e já foi elogiado pelos WRs pela sua velocidade. Elliot se destaca nos tackles e principalmente pela química que vai se criando com Minkah Fitzpatrick. E Beanie Bishop parece assumir a titularidade como corner, principalmente após a confirmação de 8 semanas de suspensão do Cam Sutton. O destaque de Bishop fez com que os Steelers liberassem o veterano Josiah Scott, que era um dos candidatos à posição de slot.
5º – Inside Linebackers: A principal aquisição na offseason, Patrick Queen, já tem se mostrado um líder no lado defensivo. Sua velocidade, comunicação e leitura de jogo chamam a atenção no meio da defesa e parece conectar de maneira natural todo o esquema defensivo. Payton Wilson, escolha 98 do último draft, é outro que tem brilhado nos treinos. Ele já foi chamado de “besta atlética” por outros jogadores da defesa, que se espantam com sua velocidade física e mental. Payton foi responsável por uma das jogadas mais bonitas do training camp até então, forçando um fumble de Freiermuth. O jogador tem aprendido rápido com seus erros e parece estar pronto para ser titular em alguns sub-pacotes da defesa.
Enfim, foi-se a primeira semana de camp. Alguns nomes ainda não se destacam, por sorte nem negativamente. O calouro Fautanu fez boas repetições contra TJ Watt, que chamou a atenção pelo seu alto “piso” chegando na NFL. Frazier tem sido pouco falado, assim como McCormick, o que não deixa de ser algo positivo se tratando de OL. Os DBs Cory Trice, Darius Rush e o calouro Ryan Watts ainda estão na sombra dos veteranos, principalmente de Donte Jackson. Mas o principal para você, torcedor, é lembrar que perfeição não é o foco no training camp. Constantes melhoras são, e é isso que temos visto até então.
Autor: Thiago Fernandes / @thigfernandes