No ano de 1974 o Pittsburgh Steelers mudaria não só a historia do draft, mas de toda a NFL.
Tempos de draft na NFL servem de esperança para os torcedores das 32 franquias, pois é ali que os campeões nascem. E se tratando da grande loteria da NFL, nenhuma outra equipe conseguiu selecionar tantos jogadores impactantes como o Draft do Pittsburgh Steelers de 1974, em um único draft a franquia fez algo que parecia impossível para a época(e para os padrões atuais também), quando recrutou 4 jogadores que seriam posteriormente imortalizados no Hall da Fama da NFL. Esses jogadores foram fundamentais para construir a dinastia mais dominante da história da liga, conquistando 4 Super Bowls nos próximos sete anos, são eles: Lynn Swann (WR), Jack Lambert (LB), John Stallworth (WR) e Mike Webster (C).
O cenário pré draft
No inicio dos anos 70, Pittsburgh já havia se consolidado como um dos principais competidores de uma forte AFC, que tinha como favoritos o atual campeão Miami Dolphins e o forte time do Oakland Raiders. Os Steelers já tinha em seu elenco grandes jogadores, como Joe Greene, que foi eleito DPOY (Jogador Defensivo do Ano) em 1972, ano do primeiro titulo de divisão e também da primeira vitória em pós temporada na história da franquia. Este foi o jogo da inesquecível “recepção imaculada”.
Para a temporada de 1973, as expectativas eram altas; no entanto, a equipe conquistou uma campanha de 10 vitórias e 4 derrotas, e acabou caindo na primeira rodada dos playoffs diante da equipe de Okland. Era necessário algo a mais para chegar ao grande palco do futebol americano.
Mesmo com uma defesa forte e um excelente corredor em Franco Harris, o ataque ainda precisava de ajuda para o seu jovem QB, Terry Bradshaw. Com a 21ª escolha, os Steelers tinham a oportunidade de escolher o primeiro recebedor da classe, e o jogador selecionado foi Lynn Swann, wide receiver da USC, que gerou impacto imediato na equipe, se tornando um dos principais recebedores da década; em seu segundo ano na liga, foi eleito o MVP do Super Bowl X. Swann, vestiu a camisa preta e dourada durante toda sua carreira, e foi nomeado para o Hall da Fama em 2001.
Na segunda rodada, embora Chuck Noll defendesse a ideia de selecionar mais um recebedor, o então vice-presidente da franquia, Art Rooney Jr., decide draftar o linebacker Jack Lambert, de Kent State. Lambert viria a se tornar um dos jogadores mais dominantes de seu tempo, formando aquela que possivelmente é a maior dupla de linebackers da historia da NFL ao lado de Jack Ham, conquistando vários prêmios como Calouro Defensivo do Ano, seis vezes escolhido para o First Team All-Pro e Defensor do Ano em 1976. Ele é considerado um dos maiores jogadores da historia da franquia , onde jogou durante toda sua carreira até sua aposentadoria, em 1984. Lambert entrou para o Hall da Fama em 1990.
Sem escolhas na terceira rodada, os Steelers esperaram até o início do quarto round para selecionar John Stallworth, um wide receiver pouco conhecido da modesta Universidade de Alabama A&M. Juntamente com Lynn Swann, Stallworth formou uma das duplas de recebedores mais poderosas da liga nos anos 70. Durante sua carreira, conquistou 4 Super Bowls e jogou na franquia por impressionantes 14 temporadas, sendo introduzido no Hall da Fama em 2002.
Para completar o draft perfeito, com a 125ª escolha e já na 5ª rodada, os Steelers decidem draftar o center Mike Webster, de Wisconsin. Webster seria parte do time ideal da NFL nas décadas de 70 e 80; 6 vezes selecionado para o First Team All-Pro e conquistando 4 títulos do Super Bowl. Ele jogou na maior parte de sua carreira pelos Steelers e é considerado um dos maiores centers da história da liga, e entrando para o Hall da Fama em 1997.
Infelizmente, Webster nos deixou cedo demais devido aos vários choques cranianos durante sua carreira. Ele sofreu com diversos problemas de saúde e partiu precocemente em 2002. No entanto, seu legado dentro e fora de campo jamais será esquecido pelos fãs da NFL, principalmente pelos torcedores do Pittsburgh Steelers.
Menção honrosa:
Não podemos deixar de citar Donnie Shell, safety de South Carolina State. Apesar de não ter sido draftado, ele foi contratado pelos Steelers naquele mesmo ano de 1974, tornando-se uma peça fundamental para o sucesso da equipe. Hoje, ele ocupa (merecidamente) seu lugar no Hall da Fama. No entanto, a história de Donnie Shell será tema para outro dia…
Assista o vídeo especial sobre essa história:
.
Autor: Guilherme Baiffus / @GuiemeBaiffus
Edição: Rafaela Jacques / @jacques_rafaela
Legenda: Thiago Fernandes / @thigfernandes